Mas afinal, o que é amar?

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Hoje muitos relacionamentos tomam caminhos espinhosos pelo simples fato de querem somente a diversão, a parte boa, sem nenhuma responsabilidade ou formação. Depois vem a dor, a ferida. Aí já pode ser tarde e não ter mais como voltar atrás. Muitos namoros começam em lugares errados, em horas erradas e principalmente com pessoas erradas. Na busca desesperada da "pessoa perfeita", as pessoas normalmente ficam com o primeiro que aparece e já julga ser sua alma gêmea. Mas precisamos amadurecer, um amor de verdade pode sim ser encontrado de uma hora pra outra, mas não é porque você encontrou um garoto ou uma garota, se sentiu atraído e estão saindo, que ele se tornou o amor da sua vida e você pode sair realizando tudo com ele porque sabe que vão se casar e viver felizes para sempre. Isso só acontece em filmes, a sua vida é o caminho para a eternidade e você não pode brincar de amar.

Professor Filipe Aquino, um grande mestre e Católico digno de ser exemplo, forma jovens para uma vida correta através de seus livros e palestras e fala um pouco sobre o namoro abaixo:
"Mas, afinal, o que é amar? O que leva muitos casamentos ao fracasso é a noção falsa que se tem do amor hoje. Há no ar uma “caricatura” do amor. Amor não egoísmo; isto é, preferência por mim, mas pelo outro. Amar não é gostar; gostamos de coisas, amamos pessoas. Se você treme de paixão diante de uma menina, e lhe diz: “eu te amo”, esteja certo de que você está mentindo, pois esta tremedeira é sinal de que você quer saciar o seu ego desejoso de prazer.
Isto não é amor, é paixão carnal, é egoísmo. Amar é muito mais do que isso, pois não é satisfazer a si mesmo. Amar não é apoderar-se do outro para satisfazer-se; é o contrário, é dar-se ao outro para completá-lo. E para isto é preciso que você se renuncie, se esqueça. Você corre o risco de, insatisfeito, querer apaixonadamente agarrar aquilo que lhe falta; e isto não é amar. Assim o amor morre nas suas mãos.
Você só começará a compreender o que é amar, quando a sua vontade de fazer o bem ao outro for maior do que a sua necessidade de tomá-lo só para si, para satisfazer-se. Para amar de verdade, será preciso uma longa preparação, porque somos egoístas. Se você não aprender de verdade a amar, poderá construir um lar oscilante e de paredes frágeis, que poderão não suportar o peso do telhado."


Não se prenda ao fato de todos os seus amigos estarem com alguém, ao fato de que você esta sozinho a muito tempo. Deus não se esqueceu de você, mas Ele ainda não acha que esta na hora de colocar alguém na sua vida. Pessoas vem e vão todos os dias, alguém vai chegar, na hora de Deus, mas vai. É preciso ter paciência e aguardar o melhor que o Senhor prepara pra você.
E o fato de você ter alguém não significa que será pra sempre. Só Deus sabe o que é pra ser na sua vida. Certamente você vai estar com alguém que vai te ensinar algo de bom, vai te deixar algum aprendizado, mas se não for pra ser, não vai ser. O namoro é um caminho, um conhecimento, para um dia se casarem, então não pode ser de qualquer jeito. Ame, viva, namore, mas com cuidado e com respeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário