O dom do Amor

sábado, 27 de outubro de 2012


Um sábio chinês afirmou que, se lhe fosse dado o poder de governar o mundo apenas por um minuto, ele iria fazer uma coisa só: “restabelecer o verdadeiro sentido da palavra amor”. Sim, a compreensão do amor está muito deturpada. Confundimos amor com prazer, desejo, interesse, atração, paixão.
Muitas vezes vivemos experiências onde nos sentimos como anjos, em outros ainda como animais. Às vezes somos parecidos como as crianças e outras vezes, somos capazes da gratuidade e doação generosa.
Na verdade o amor é uma composição de vários elementos como: auto-estima, amizade, intimidade, enamoramento, fidelidade, dom de si. O amor é como uma escada, por isso tem degraus e graus.       

1) O “amor concupiscência” (porneia) é a experiência do amor carnal, interesseiro, instintivo, como por exemplo a criança que mama.
2) O “amor dependência” (phaté) comporta ciúmes, submissão, controle do outro.
3) O “amor sexual” (eros) se caracteriza pela atração, libido, impulso, desejo, calor humano.
4) O “amor jogo” (ludus) é o vale tudo, a orgia, a falta de pudor, liberdade sem limites.
5) O “amor posse” (mania) é a dominação, o apego, a manipulação e a obsessão pela pessoa amada.
6) O “amor espelho” (pragma) quando alguém procura por outro que faz seu tipo e status, alguém igual a si mesmo, algo mais material.
7) O “amor ternura” (storge) é o carinho, respeito, valorização, acolhimento, admiração do outro. É um amor generoso, aquele que sentimos pela nossa família.
8)  O “amor amizade” (filia) é abnegação, partilha, dedicação, benevolência.
9) O “amor compaixão” (káris) é a sensibilidade pelo outro, a misericórdia, a reconciliação, o bem querer, a bondade a salvação do mundo.
10) O “amor incondicional” (ágape) é a maturidade no amor: desejar o que outro deseja, estar a serviço do outro sem esperar vantagens, capacidade de morrer pelo amado, benevolência, cuidado do outro, abnegação, disponibilidade, paciência, perdão. Este é o amor em sua máxima expressão, porque é doação de si, sem esperar recompensas, sem interesse, visto que é dar a vida pelo outro. É o amor de Deus por nós.

O amor é um dom dado por Deus a nós, na esperança de encontrar o real significado do mesmo, deturpamos o mais sublime sentimento que o homem possui. Às vezes confundimos esse nobre sentimento e o adaptamos com as “coisas” e valores que o mundo nos oferece na esperança de encontrar a plenitude do mesmo e a nossa felicidade.
 Hoje apresentamos a você os significados variados do Amor. No seu dia a dia, na vivência com a sua comunidade ousamos em fazer uma pergunta que pode te levar a uma reflexão. Qual é a forma de amor que você mais utiliza na sua vida?
Uma pergunta que pode ter respostas variadas, mas hoje queremos falar com você de um amor que é gratuito, que é eletivo, um amor que é considerado por excelência o mais eficaz, o Ágape, que é o amor de Deus por nós. Como cristãos devemos ser ousados, destemidos, desejar alcançar passos largos na nossa fé e ansiar pelo melhor na nossa vida. Por isso devemos amar como Cristo ama.
Ás vezes, o nosso lado humano faz acreditar que é impossível amar como Deus, amar por excelência, amar o nosso próximo, a nossa vida. A partir do momento que desejamos viver uma vida nova, ser pessoas melhores, contamos com a graça de Deus e acreditamos que Ele pode fazer com que amamos verdadeiramente, mas para isso é preciso que você acredite nesta esta verdade, por isso peça no dia de hoje a graça deste amor, a graça de ser uma pessoa melhor, a graça de viver o amor Ágape.
É preciso aprender a amar. Na escola do amor ninguém se aposenta, somos aprendizes e discípulos na arte de amar até o fim. O amor é um dom que Deus nos envia, por isso ame de coração, ame incondicionalmente, deseje viver o verdadeiro sentimento, deseje viver o Ágape!

Nenhum comentário:

Postar um comentário